oírArvixe promo codeAsia vpsleermanada¡asociate!naturalezanoticia: http://wwwdnptDedicated server spainwolvesnace marley”

Lançado livro sobre tradição do lobo na Serra da Estrela(libro sobre el lobo en Portugal)

Lançado livro sobre tradição do lobo na Serra da Estrela

Histórias de encontros entre homens e lobos são dadas a conhecer num livro que é lançado no sábado, em Nelas, em resultado de um trabalho de investigação etnográfica sobre a existência passada destes animais na Serra da Estrela.

«Estrela – a tradição do lobo» é uma obra da autoria de Sara Pinto e Duarte Cadete, investigadores na área da monitorização, ecologia e conservação do lobo ibérico.

Os dois biólogos, com experiência em diferentes projetos de investigação e conservação do lobo ibérico na região Centro de Portugal, «desenvolveram uma pesquisa que visou seguir o rasto do lobo num passado não muito longínquo e a sua relação com as gentes locais», explica uma nota de imprensa.

Através da consulta bibliográfica de livros e imprensa antiga e das muitas entrevistas que realizaram, os dois investigadores conseguiram «as pistas e os elementos que ajudaram a relatar uma história provavelmente imaginada por muitos os que já passaram por aquelas paragens e a completar aquelas que por lá ainda se contam em serões passados à lareira».

Deste trabalho resultou «a recolha de diversos testemunhos, vivências, histórias e episódios pitorescos que não escondem, no entanto, os motivos principais para o desaparecimento local da espécie: o declínio da atividade pastoril e a perseguição direta ao predador», acrescenta.

Segundo os autores, «as características naturais que a montanha oferecia, bem como a presença de milhares de cabeça de gado, proporcionavam as condições ideais para a existência de uma numerosa população de lobos».

Fuente noticia: http://www.dn.pt